Data do evento: 14/07/2017 até 16/07/2017

Local : Conselho Regional de Administração

Endereço : Rua Marcílio Dias, 1030, Menino Deus - PORTO ALEGRE - CEP: 90.130-000

Horário: 08:30


Valor da inscrição para ESTUDANTES: R$ 100,00

Valor da inscrição para ADMINISTRADORES: R$ 100,00

Valor da inscrição para OUTROS: R$ 400,00


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Palestrantes do evento :

Vinícius Mendes Lima

Mestre em Marketing Estratégico UCES - Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – Argentina, consultor por VINI.MARKETING, especialista em Micro e Pequenas Empresas, Autor do Livro “A Riqueza das Favelas: O Empreendedorismo entre morros e vielas.”, Proprietário do Empreendimento LA BOCA – Complexo Esportivo & Cultural. (Porto Alegre/ RS). Consultor associado da MGN Consultoria em atividade para o Comitê de Educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.Em Londres, Reino Unido, participou de curso de medição de Impacto Social. Viveu no Rio de Janeiro criando e desenvolvendo projetos na área de responsabilidade Social para clientes como Fundação Itaú Unibanco, Comitê de Educação Rio 2016. Atuou também como consultor na Copa do Mundo FIFA 2014.

Descrição do evento :

EMPREENDO

CURSO VOLTADO PARA CAPACITAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO. A METODOLOGIA APLICADA FOI DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA O CRA-RS. 

O CONCEITO DE  EMPREENDEDORISMO É MAIS AMPLO DO QUE ROTINEIRAMENTE É APLICADO E APRESENTADO. ELE ABRANGE TODA INOVAÇÃO OU BUSCA DE ALTERNATIVAS EM UM CAMPO OU ÁREA, EXISTENTE OU NÃO.

TANTO A ABERTURA DE UMA EMPRESA, QUATO A BUSCA DE UM NOVO SEGMENTO DE PÚBLICO-ALVO, A INOVAÇÃO DENTRO DE UM SETOR EM UMA EMPRESA JÁ EXISTENTE SÃO CONSIDERADOS ATOS DE EMPREENDEDORISMO.


 HORÁRIO: DIAS 14 E 15/07/17 DAS 08:30 ÁS 12:30 E DAS 13:30 ÁS 19:30 E A BANCA AVALIADORA NO DIA 16/07/17 DAS 9:00 ÁS 12:00.


CONTEUDO PROGRAMÁTICO:

O EMPREENDEDOR: A REAL MISSÃO E OS VERDADEIROS PRECEITOS DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS

  • Conceitos que envolvem a temática; análise de histórias de sucesso  e insucesso de novos negócios;
  • Análise de perfil, o dom para empreender;
  • As faces de um negócio, os benefícios e problemáticas.
    CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO:FAZ SENTIDO ESS BUSINESS?
  • Brainstorming parte I: Ideias e inspirações de novos negócios;
  • Brainstorming parte II: Como inovar no que já existe?
  • Análise de comportamento de mercado! Tendências de consumo e modinhas.

    PLANEJAMENTO E PESQUISA

  • Norteadores Estratégicos;

  • Pesquisa de Mercado;

  • Estratégias para atingir o meu cliente-Alvo.


    COMUNICAÇÃO E MARKETING ON/OFF: EM BUSCA DO CONSUMIDOR

  • O poder do Marketing:"cases" de sucesso e como implantá-los no seu negócio;

  • Marca: Importância e como criá-la;

  • A internet para se comunicar e vender;

  • O bom e velho boca a boca e a propaganda de papel;

  • Plano de Ação e de Marketing.


    VENDAS: SSERÁ QUE VAI VENDER?

  • Aonde encontro meu cliente?

  • Mapeamento: Como segmentar meus clientes?;

  • Projeção de vendas: Quanto eu posso produzir e quanto consigo vender?

  • Sazonalidade: Se  estiver frio ou calor vou vender da mesma forma?.


    OS RECURSOS HUMANOS COMO DIFERENCIAL

  • Perfil dos sócios e necessidades técnicas básicas;

  • Perfil pretendido dos funcionários;

  • Contratação, acordos, metas e participação nos resultados.


PSICOLOGIA: ENTENDER E EMPODERAR O EMPREENDEDOR

  • O passado, o presente e o futuro;
  • Contando história: Brincando de ser gente grande;
  • Gatilho mental: o que não tem solução, resovido está.
  • Uma nova história: Eu vou mudar!
    ECONOMIA E FINANÇAS: NÚMEROS PRA QUEM NÃO QUER SABER DE NÚMEROS
  • Cenário político e econômico;
  • Qual a matemática para que sobre dinheiro no meu negócio? Fluxo de caixa, receita e despesas, investimentos e bancos, ROI,PE, Paybanck;
  • Organização e contas.

    FORMALIZAÇÃO: BUROCRACIAS E CONTABILIDADE

  • Formalidade e Benefícios;

  • Tipo de formalização;

  • Como se formalizar;

  • Acesso ao Crédito.


    PLANO DE AÇÃO: PLANEJAMENTO MACRO E COACHING

  • Definição das principais ações para iniciar o negócio ou a melhoria de um negócio;

  • Quem faz, o que, quando e por quanto? (5W2H);

  • Plano de monitoramento do empreendedor;

  • Prototipação.


    BANCA AVALIADORA:  BANCA SERÁ COMPOSTA POR 3 PROFISSIONAIS DE MERCADO  E AVALIARÁ OS SEGUINTES REQUESITOS: CONTEÚDO GERAL, ESTRATÉGIAS DE MARKETING, ANÁLISE FINANCEIRA, PLANO DE AÇÃO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE, APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO. 

 


INSCRIÇÕES ENCERRADAS