O Brasil é o 64º país mais inovador do mundo, tendo avançado cinco posições em 2018. Os dados foram abordados pela Administradora Daiane Wendler, durante o XVII CIDEAD, em Pelotas (27/08) e Bagé (28/08), realizados pelo CRA-RS em conjunto com as instituições de ensino Anhanguera Pelotas e Ideau Bagé.
 
China é o mais recente integrante dos 20 países mais inovadores, sendo a Suíça a líder no Índice Global de Inovação (GII na sigla em inglês) seguida de Países Baixos, Suécia, Reino Unido, Cingapura, EUA, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. O levantamento é publicado anualmente pela Universidade Cornell, Insead e OMPI e está em sua 11º edição. O estudo classifica 126 economias com base em 80 indicadores.
 
Administradora, Mestre em Engenharia da Produção empreendedora e diretora da Flint, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de equipes, consultoria e aceleração de negócios sustentáveis com foco na economia criativa, Daiane Wendler palestrou nas duas edições do XVII CIDEAD, em Pelotas e Bagé. Ao todo, os eventos reuniram mais de 350 pessoas. O Vice-presidente de Relações Institucionais do CRA-RS, Adm. João Alberto Gonçalves Jr., fez a abertura dos eventos.
 
A edição do CIDEAD em Pelotas, na terça-feira (27/08), foi realizada em parceria com a Faculdade Anhanguera e contou com a presença da Coordenadora Acadêmica do Curso de Administração, Adm. Cristiane Hoffman Moreira, e da Diretora da Instituição, Betania Damati, Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Anhanguera, Professor Murilo Real Heidrich, Presidente da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas, Adm. Renato Oliveira, Vice-presidente da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas, Magda dos Santos, e a Vice-presidente de Negócios da Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas, Joana Silva da Rosa.
 
Já em Bagé, na quarta-feira (28/08), o XVII CIDEAD contou com a organização da Delegada da Seccional do CRA-RS, Adm. Luciana da Silva Gomes, além da presença do Coordenador do Curso de Administração e Ciências Contábeis, Professor Marcos Vinícius Sittoni Pereira, do Diretor da Instituição, Adm. Vitor Paulo Machado e o Presidente, Flávio Barro.