Muito se fala sobre a retomada do crescimento e do desenvolvimento, mas por onde passa esse crescimento? Quais os obstáculos e os desafios que teremos pela frente no Brasil e no mundo? Como a ciência da Administração pode contribuir para o progresso? Como as novas tecnologias, a política e a ética podem influenciar neste cenário? O XV Fórum Internacional de Administração (FIA) buscará respostas sobre o tema “A Retomada do Desenvolvimento e Os Novos Desafios da Administração”.

O evento, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) juntamente com o Conselho Federal de Administração (CFA) e que tem como co-promotor o CRA-RJ, acontece entre os dias 25 e 28 de outubro em Gramado/RS, cidade que tem a globalização em sua origem, com sua colonização por imigrantes lusos, alemães e italianos, cuja herança pode ser apreciada em sua arquitetura e gastronomia. O Comitê Gestor elencou quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. Eles serão desmembrados em subtemas e discutidos em conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos durante os quatro dias de evento.

De acordo com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, a retomada do crescimento e do desenvolvimento é muito falada, mas é preciso saber como chegar a isso de fato e como a Administração pode contribuir. “Debater os obstáculos e adversidades mundiais é de extrema importância para traçar um caminho de recuperação econômica. Há uma crise e poucas respostas imediatas de retomada do crescimento, mas, por este motivo, precisamos discutir e encontrar em cenários adversos oportunidades para oxigenar nossa área e continuar crescendo”, exaltou, acrescentando que a responsabilidade do Administrador é manter a sustentabilidade de uma organização, seja ela pública ou privada. 

Com o intuito do compartilhamento de conhecimento e experiências, o Fórum também realiza a troca entre estudantes da área com a apresentação de artigos científicos. Além disso, nessa edição do evento, um dos diferenciais é a realização de dois meetings, um voltado para as mulheres, chamado "Conquistas e desafios das mulheres: mercado de trabalho e igualdade de gênero" e o outro sobre responsabilidade social nas empresas. O primeiro aborda uma temática que relaciona-se com abordagens à igualdade de gênero, gestão feminina nas organizações e liderança, com convidadas de renome nacional para falar sobre o tema. Já no meeting sobre Responsabilidade Social Empresarial, vamos mostrar como o papel dos Administradores é importante na adoção de medidas que promovem o desenvolvimento sustentável das organizações.
 
  As inscrições e a programação completa podem ser feitas no site do FIA: www.fia2017.com.br. 

Sobre o FIA: O Fórum Internacional de Administração foi idealizado no ano de 1992, tendo sua primeira edição realizada na cidade de Porto Alegre e, posteriormente, em diversas capitais dos estados brasileiros. O evento teve passagem, ainda, pelos Estados Unidos da América (Miami), Espanha (Madri), Canadá (Montreal), Portugal (Coimbra) e Itália e Suíça (Torino e Genebra). Nesta edição o tema central será “A retomada do desenvolvimento e os novos desafios da Administração”. O Comitê Gestor do evento, elencou quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública, que serão subdivididos em subtemas, discutidos em conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos, nos quatro dias de evento. O Hotel Serrano, em Gramado, será palco de um dos maiores eventos da área que dissemina o conhecimento a partir conferências, painéis e apresentação de trabalhos científicos sobre a ciência da Administração.