O XII Congresso Mundial de Administração, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro, em Cartagena das Índias, na Colômbia, contemplou os participantes com oito palestras, mais de 15 conferências, visitas guiadas, apresentação de trabalhos e novos modelos de negócios. Com o tema central “Práticas de Gestão para Empresas dos Século XXI: A Organização do Futuro”, o evento discorreu sobre os diferentes ângulos da globalização, a tecnologia avançada e a grande produção de dados pelas pessoas, além da forma como essas informações podem ser utilizadas de forma competitiva pelas empresas.
 
Outro assunto abordado foram as alterações climáticas e o seu impacto no mundo. Na conferência “Políticas de enfretamento das alterações climáticas”, a doutora Antropóloga Mayanna Lahsen mostrou aos presentes números impactantes sobre as emissões de gases na atmosfera e destacou a importância de criar uma sociedade mais consciente e sustentável. O Congresso também destacou a relevância do ensino para a formação e transformação da sociedade. Conferencistas e painelistas de diferentes universidades do mundo estiveram presentes, entre eles a professora e Administradora da Universidade de Lisboa, Luísa Cerdeira, que, por meio de uma videoconferência, abordou o tema “O modelo europeu de ensino e sua eficiência”.
 
Para o presidente do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos, o evento trouxe aos Administradores a oportunidade de visualizar empresas do futuro e conhecer novos modelos de ensino para que os Administradores possam se tornar gestores ainda melhores. “Agradeço muito a todos os presidentes dos Conselhos Profissionais envolvidos e, em especial, ao Professor Patino que se dedicou para a concretização deste evento nesta histórica Universidade de Cartagena; o Conselho Federal de Administração do Brasil pelo aporte alcançado e a nossa equipe operacional pelo trabalho desenvolvido", gratificou.
 
A cobertura completa de todas as conferências e palestras do XII Congresso Mundial de Administração, incluindo as visitas técnicas à cidade de Cartagena das índias e ao Canal do Panamá, pode ser encontrada no site www.mundialdeadministracao.com.br.