Na última segunda-feira (21), o CRA-RS rememorou os 50 anos da Administração e homenageou os profissionais da área

Lembranças, reencontros, comemorações. Assim celebrou-se na noite da última segunda-feira, dia 21 de dezembro, a homenagem especial Jubileu de Ouro promovida pelo CRA-RS, em Porto Alegre. Com mais de 220 participantes, a autarquia fechou o ano dos 50 anos da profissão com chave de ouro: homenageando os profissionais e rememorando a história da Administração.

O presidente do Conselho, Adm. Valter Luiz de Lemos, destacou que aquele era um momento histórico da profissão e a conclusão de um projeto de celebração dos 50 anos que trouxe inúmeros momentos bons vividos. “Quando enxergo todos esses profissionais presentes me passa um filme pela cabeça. Temos aqui os verdadeiros históricos da Administração, todos engajados por uma causa, por essa profissão que nos traz tanto orgulho e alegrias”, ressaltou.

As homenagens e premiações foram voltadas para profissionais, organizações e acadêmicos devido a sua contribuição para o desenvolvimento técnico-científico e social da ciência da Administração e que também tenham prestado serviços e elaborado trabalhos em prol da sociedade. Ainda foram ovacionados os conselheiros e ex-conselheiros do Conselho, ex-presidentes da autarquia, funcionários destaques e conselheiros e ex-conselheiros do CFA pelo Rio Grande do Sul. 

Um dos homenageados na categoria Profissional Administrativo, o vice-presidente da Fecomércio-RS, Adm. Ronaldo Sielichow destacou a importância do reconhecimento aos profissionais da área, parabenizando o Conselho por realizar uma valorização contínua à profissão. “Em 2013 recebi o Mérito em Administração e já foi uma satisfação imensa estar sendo lembrado. Hoje adquiro um novo reconhecimento. É uma honra receber esse prêmio de um Conselho que trabalha com um princípio básico que é a ética. Essa valorização oxigena para continuarmos atuando como Administradores”, exaltou o Adm. Sielichow. 

Além disso, na oportunidade, foi entregue aos alunos e seus respectivos professores orientadores o Prêmio Astor Roca de Barcellos 2015, que tem como propósito a divulgação e a valorização dos estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. As cerimonias tiveram o apoio do CFA. Confira aqui as fotos do evento.

De acordo com o regulamento, estabelecido pelo Conselho Federal de Administração, as homenagens, constituídas de medalha, troféu e pin foram concebidas a pessoas físicas e instituições, indicadas nas seguintes categorias:

I – antiguidade – Serão homenageados os 5 profissionais mais antigos, com registro ativo no CRA-RS. São Eles:  Administradores Gerson Fernando Coelho Mattana, Sérgio Casado Paiva, Carlos Alfredo Glufke, Ernani Back e Osvaldo Burgos Schirmer

II – Profissional – até 5 profissionais da administração que prestam contribuição relevante a categoria no plano de desempenho social, político e administrativo. Nesta categoria serão homenageados os Administradores:

a) Desempenho social: Adm. Frei Jaime João Bettega (Caxias do Sul)

b) Politico: adm. Eduardo Debacco Loureiro (Santo Ângelo)

c) Administrativo: Adm. Heroni de Assunção Jaques (Porto Alegre); Adm. Ronaldo Sielichow (Porto Alegre- FECOMÉRCIO) Adm. Egon Edrio Hoerlle (Certel, Teotônia);

III – acadêmico – até 5 representantes área acadêmica, Reitor, Coordenador, Diretor e Professor de IES, que tenham se destacado no ensino da Administração ou propiciado o surgimento ou desenvolvimento de IES na área de Administração.

a) Destaque no Ensino de Administração: Adm. Prof. Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS, Porto Alegre), Adm. Prof.ª Lurdes Marlene Seide Froemming (UNIJUI, Ijui); adm. Prof.ª Neiva Maria Cantarelli (UFSM, Santa Maria).

b) Que propiciou o surgimento ou desenvolvimento de IES na área da Administração: Reitor da Universidade Federal da Santa Maria, Prof. Paulo Afonso Burmann e Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Carlos Alexandre Netto.

IV – Organização – Um representante de empresa privada e um representante de organização pública e que tenham prestado relevantes serviços a sociedade no campo da Administração:

a) Representante de Empresa Privada: PLACE Pessoal Consultoria e Recrutamento Ltda, por ser a empresa mais antiga registrada no CRA-RS (desde 22/12/1980) que atua no campo da Administração nas áreas de recrutamento e seleção – Setor Privado.

b) Representante de Organização Pública: Tribunal de Contas do Estado – TCE, pelo tipo de serviço prestado a sociedade no campo da Administração, especialmente no controle dos atos púbicos – Setor Público.

V – Conselheiros – Serão homenageados todos os ex - conselheiros e atuais e todos os ex-presidentes do CRA-RS,  pelos relevantes serviços prestados a Entidade.

VI – Colaborador do CRA-RS – Receberão a homenagem dois colaboradores do CRA-RS, o colaborador mais antigo, fiscal Enio Vecchi  e o colaborador destaque do CRA-RS, Adm Diego Piñeyrua Neto.