O tema “A Responsabilização dos Sócios e Administradores pelas Dívidas Sociais” inaugurou o Troca de Cartões 2014 na última terça-feira, 18 de março, evento promovido pela Câmara de Jovens Administradores (CJA) do CRA-RS que busca reunir Administradores e estudantes da área para conversarem sobre o mercado de trabalho. O advogado Giulliano Tozzi apresentou aos participantes a diferença entre sociedade anônima e sociedade limitada e debateu a responsabilização dos sócios em uma empresa.
Um dos pontos ressaltados pelo advogado é de que o Administrador e sócio deve sempre agir em favor da sociedade, não podendo ser substituído por terceiros, muito menos aplicar bens e créditos da sociedade em benefício próprio, sob pena de responder pelos danos causados. “O Administrador investido no contrato social é responsável pela gestão da empresa. Dentro do direito tributário, por exemplo, o Administrador pode ser responsabilizado por uma dívida tributária. Ainda que não tenha envolvimento, o profissional pode responder por negligência, uma vez que como gestor deveria estar atento aos aspectos administrativos”, exemplifica. O advogado finalizou o encontro com uma orientação. “Os Administradores devem se cercar de pessoas competentes, gestores, economistas, contadores. Interdisciplinaridade e bons contatos auxiliam para a realização de um bom trabalho”.
A Administradora, consultora e empresária Marina Gaspareto, 24 anos, já participou anteriormente de outras edições do Troca de Cartões e acredita que o encontro é uma ótima oportunidade para trocar conhecimento. “Não só para oferecer o nosso serviço ou produto, acho que é um momento de troca de ideias e, porque não, também para realizar novas parcerias”.
O Presidente da Câmara, Adm. Fernando Fagundes, ressalta o objetivo do evento. “A Câmara de Jovens Administradores surgiu com a ideia de aproximar os jovens do mercado de trabalho, e o Troca de Cartões também integra o objetivo de trazê-los ao CRA, discutir assuntos relevantes e aproximá-los”.
A membro da CJA, Lisandra Compani, também salienta o sucesso do evento. “Já estamos na quinta edição bem-sucedida. Após a palestra, os participantes sempre interagem, conversam sobre o que estão realizando como Administradores. Sempre buscamos tratar de assuntos pertinentes, e, também, proporcionar esse momento de troca de cartões.”, coloca.
Também estiveram presentes no evento o Vice-presidente da Câmara, Adm. Luiz Klippert, a membro da CJA, Adm. Shaiane Lappe, e os Conselheiros Adm. Lourdes Maria Ritt e Adm. Volnei Alves Corrêa.  O próximo Troca de Cartões está programado para acontecer no dia 20 de maio, na sede do CRA-RS em Porto Alegre. Mais informações serão divulgadas próximo da data do evento.