Com o intuito de proporcionar a reflexão e potencializar o equilíbrio dinâmico das organizações, a edição de 2016 do Encontro Sul Americano de Recursos Humanos (ESARH) traz como tema principal “Redescobrindo a convivência”, assunto escolhido a partir da ideia de que a tecnologia presente no cotidiano tem nos afastado de um convívio mais efetivo e autêntico. Dessa forma, a proposta é examinar quais são as implicações significativas das tecnologias no universo corporativo. O evento acontece entre os dias 16 a 18 de maio em Gramado, na Serra Gaúcha. 
 
O encontro terá diversas atividades para aprofundar o aprendizado dos participantes como oficinas, palestras, workshops, etc. Dividido em três eixos, esta edição irá contemplar os seguintes assuntos: “Novo sentido na reconstrução da confiança”; “Liderando conexões estratégicas em momentos de incerteza” e “ESARH 40 anos: Onde queremos chegar?”, sendo que tais eixos serão abordados nos três dias de evento.
 
Há 40 anos o ESARH reúne profissionais de diversas áreas da América Latina. Nesse meio tempo, mais de 800 empresas dos setores público e privado, além de representantes de todos os setores da economia, participaram do encontro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.esarh.com.br/pt/inscreva-se e os Administradores do CRA-RS possuem 10% de desconto.
 
 
Conheça o que será abordado em cada eixo:
 
Novo sentido na reconstrução da confiança - Construir e manter relacionamentos em todos os níveis é o desafio da atualidade, que convive com uma bolha de relações virtuais em vertiginosa expansão. Será proposto nesta edição examinar novas formas de convivência genuína, embasada em valores, ações e comportamentos que consolidem a confiança entre as pessoas e façam sentido na contemporaneidade.
 
Liderando conexões estratégicas em momentos de incerteza - No momento em que vivemos indescritível onda de transformação mundial, os gestores são cada vez mais demandados para promover estratégias inovadoras e de sustentabilidade das organizações. Será proposta uma ampla discussão e análise  das competências essenciais dos líderes para cultivar e sustentar conexões, mobilizando estratégias colaborativas para provocar mudanças com o engajamento necessário e transitar com sucesso em cenários turbulentos e de escassez de recursos.
 
ESARH 40 anos: Onde queremos chegar? - Em 40 anos de história, o ESARH acompanhou e direcionou as melhores práticas de gestão de pessoas, sempre imprimindo um caráter de vanguarda. Nesta oportunidade, é importante contemplar o que foi exitoso nestas quatro décadas, utilizar os aprendizados para projetar e planejar o futuro que desejamos para a gestão de pessoas na América Latina. Com esta ótica, neste eixo temático, busca-se um compartilhamento do que de mais inovador está sendo praticado pelas empresas consideradas “best in class”, contribuindo para que a área de RH seja considerada estratégica e de alto valor agregado nos processos organizacionais.