Foi realizada na última sexta-feira (14), a 9ª edição do Seminário de Administração na Saúde, no Auditório da Faculdade SENAC, em Porto Alegre. O evento, promovido pela Câmara de Assuntos de Saúde do CRA-RS, abordou o tema “Intervenções em hospitais, você está preparado?”. Após uma breve apresentação sobre o histórico dos temas dos seminários anteriores feito pela conselheira do CRA-RS e a Diretora Administrativa do HPS, Adm. Márcia Borba Brasil, a primeira palestra foi sobre os cases da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, apresentado pelo Adm. Geovane Cravo, e do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta, pelo Adm. Fernando Branco. Os profissionais compartilharam com os presentes as dificuldades e os desafios que enfrentaram durante a intervenção.
 
Ao iniciar o painel “Intervenção Judicial/Administrativa é necessária?”, a procuradora geral do Munícipio de Venâncio Aires, Dra. Gisele Spies apresentou situações vivenciadas durante o processo de intervenção do Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, que ocorreu em virtude do endividamento da organização. A profissional destacou a importância da presença do Administrador no processo de intervenção em virtude da especialização na gestão. 
 
Em seguida, o advogado especialista em direito tributário, Dr. Fábio Kinsel, conversou com os presentes sobre premissas jurídicas e formas da requisição. Ele destacou ainda que a falta de uma prestação de serviços eficientes na rede básica de saúde é uma das causadoras das superlotações nas emergências, o que consequentemente causa o “estouro” do orçamento. “O melhor a fazermos, tanto para o município quanto para a instituição, é tentar evitar a intervenção, sendo que para evitá-la precisamos da profissionalização da Administração dos hospitais”, destaca. O encerramento do painel foi com o procurador do Ministério Público Estadual, Dr. Mauro Souza. Para ele, todos os profissionais têm uma responsabilidade dentro de cada organização. “Se é para Administrar, coloca um Administrador na função”, salientou.