Entre os dias 31 de março e 4 de abril, Porto Alegre recebe uma ação conjunta dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul. A iniciativa, realizada pela primeira vez na cidade, é promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) - que reúne mais de 20 entidades - e visa orientar e fiscalizar os serviços prestados por diversos estabelecimentos, como obras civis, bares, restaurantes, saúde, entre outros empreendimentos.

Oferecer ao turista a segurança necessária nos serviços prestados durante a Copa do Mundo, orientando e fiscalizando estabelecimentos que oferecerão atendimento ao mesmo, constituem as metas da ação conjunta. A atividade dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul busca defender a sociedade e garantir o atendimento qualificado, por meio de profissionais habilitados.

A ação conjunta também objetiva esclarecer a população em geral sobre a importância das entidades profissionais (Conselhos e Ordens), em função que o objetivo primordial dessas instituições é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Esta é a segunda ação conjunta realizada pelo Fórum-RS. A primeira ocorreu em Santa Maria, em novembro de 2013, na qual o Grupo de Agentes Fiscais (GAF) buscou mostrar à sociedade a importância dos conselhos nas ações de prevenção, orientação, conscientização e fiscalização.

Promoção: Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) - formado pelos Conselhos Regionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Química, Relações Públicas, Representantes Comerciais, Serviço Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Ordem dos Músicos do Brasil.