Embora pareça recente, a profissão de Administrador é regulamentada no Brasil desde 1965, com a Lei Ordinária 4.769/65. Posteriormente, por meio do Decreto Lei 61.934/67, a classe passa a ter o subsídio da entidade orientadora e fiscalizadora: os Conselhos Regionais de Administração que surgem a partir do Conselho Federal de Administração. A partir disso, todos os cargos e funções ligados às áreas da Administração somente podem ser exercidos por profissionais devidamente registrados em Conselho Regional de Administração.
 
Além dos Bacharéis em Administração, em Gestão Pública e em Gestão de Políticas Públicas, que precisam do registro para exercerem a profissão, os diplomados em Técnico em Administração e em mais de 20 cursos superiores, de tecnologia e sequenciais conexos à área também podem se registrar no CRA-RS. Entre as atividades típicas do Administrador previstas na Lei 4.769/65 e no regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, estão: elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral;  planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos; exercício de funções de chefia ou direção cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes à técnicas de Administração. 
 
Além de ser uma obrigação legal, o registro no Conselho confere credibilidade e segurança para a sociedade, resguardando-a dos maus profissionais e minimizando os riscos para as organizações. Isso porque, o profissional registrado responde eticamente pelos seus atos conforme determinado no Código de Ética dos Profissionais de Administração – CEPA, constante na Resolução Normativa CFA N° 537 de 22 de março de 2018. 
 
Atualmente, o CRA-RS conta com cerca de 30 mil profissionais e 3 mil empresas registrados e ativos no Conselho. Ambos os registros, tanto de pessoa física quanto de jurídica, podem ser realizados na sede do CRA-RS (Rua Marcílio Dias, 1030 - Menino Deus - Porto Alegre - RS), ou em uma de suas Delegacias e Representações Regionais, no interior do Estado. 
 
Acompanhe o CRA-RS também nas redes sociais e nos ajude a disseminar a importância do exercício legal da profissão de Administração:
 
• Instagram: @cra_rs
• Twitter: @crars_oficial