Na última quinta-feira (29), Pelotas recebeu o CIDEAD, com a palestra do gerente da Incubadora Tecnológica da Unisinos (UNITEC), Carlos Eduardo Aranha, que abordou o tema ?A Gestão da Sustentabilidade nas Organizações?, no auditório do Colégio Gonzaga. O delegado da Seccional do CRA-RS em Pelotas, Adm. João Alberto Gonçalves Júnior deu início ao evento, destacando a importância desta palestra e a força dos Administradores na região sul do Estado. Na sequência, o presidente do Conselho, Adm. Valter Luiz de Lemos, ressaltou a grandeza do evento e a necessidade dos Administradores darem início a um debate sobre a Administração pública brasileira.

Aranha iniciou sua palestra questionando o público. ?Com inovar de forma sustentável??, indagou. Para ele, o papel do Administrador está sempre vinculado a resolução de problemas e a inovação é o diferencial de uma empresa, tendo que ocorrer de forma sustentável. O gerente da UNITEC também abordou a busca da informação; projetos de open innovation.

O palestrante apresentou as forças sísmicas que promovem estas mudanças comportamentais dentro das empresas, que são a mobilidade, a nuvem, as redes sociais e a informação. Aranha abordou também a Nova Economia, onde se desenvolve uma empresa para resolver um problema social, seja a baixa emissão de carbono; cadeia de suprimentos locais e o consumo sustentável.

Além disso, apresentou também modelos de negócios aliados à sustentabilidade, que é o equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos; entre os exemplos de modelos está o crowfunding. ?É importante estar atento que os ambientes e relações de trabalho são diferentes, como os ambientes compartilhados ? coworking; as pessoas procuram por negócios conscientes, pensando nos impactos ambientais. Inovar de forma sustentável não está nas empresas, mas sim em nós?, finalizou.

Participaram do evento o conselheiro do CRA-RS, Adm. Renato Oliveira; o presidente do Porto de Pelotas, Adm. Claudio Oliveira; o coordenador do Comitê Regional da Zona Sul do PGQP, Adm. Cristiano Klinger; os representantes do CRA-RS nas seguintes instituições de ensino superior: UFPel, Adm. Ana Paula Centeno; UCPel, Adm. Letícia Menezes; Senac Pelotas, Adm. Gilnei Brauner e Faculdades Anhanguera, Adm. Cristiane Hoffmann; além de Administradores, acadêmicos e empresários.