Na noite desta quinta-feira, 11 de setembro, ocorreram duas palestras sobre Métodos Extrajudiciais de Solução e Controvérsias (MESCs), na sede do CRA-RS, em Porto Alegre. A atividade faz parte da programação especial do Mês do Administrador, organizada pelo CRA-RS para celebrar os 49 anos da regulamentação da profissão. A Lei nº 12.967, que institui o Dia Nacional do Administrador, foi sancionada em maio deste ano, pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

“Os MESCs e os Administradores” foi o assunto abordado na primeira palestra da noite, pelos administradores Gisele Weisheimer, vice-presidente do Conselho Gestor da Câmara de Mediação e Arbitragem – CMA/CRA-RS, e Gilberto Zereu, suplente da CMA/CRA-RS. Gisele falou sobre conceitos dos MECs, histórico da Lei da Arbitragem e a atuação do CRA-RS como agente de divulgação desses institutos.

De acordo com Gisele, os MesCs são novos paradigmas na forma de enxergar o conflito e na forma de resolvê-los. “O conflito faz parte do dia a dia da sociedade. Entretanto, a existência de conflitos não precisa estar relacionada necessariamente com aspectos negativos. Dependendo da forma de enxergá-lo e administrá-lo, poderá ser uma excelente oportunidade de crescimento”, enfatizou a palestrante.

Na segunda palestra, que abordou “A arbitragem Brasileira no Rio Grande do Sul”, Dr. André Jobim de Azevedo, Superintendente da Câmara CBMAE-FEDERASUL e sócio da Faraco de Azevedo Advogados, salientou que o Rio Grande do Sul é o Estado que tem mais litígios e a resistência em relação aos MECs ainda é grande. “A disseminação cultural desta alternativa para resolução de conflitos é muito importante. Multiplicarmos o conceito de MECs é fundamental”, disse o palestrante.

A Câmara de Mediação e Arbitragem foi criada em 2004 proporcionando aos Administradores gaúchos oportunidades laborais através da atuação neste segmento de trabalho. Reunir os Administradores registrados no CRA-RS para as atividade de Arbitragem é um dos principais objetivos da Câmara, assim também, como criar um corpo de Mediadores e Árbitros para atuarem no âmbito regional, nacional e internacional.