Cerca de 650 pessoas ouviram o palestrante Dado Schneider falar sobre mudança no CIDEAD em Torres, que ocorreu junto ao 3º Inove, Congresso de Empreendedorismo e Inovação no auditório da Ulbra – Campus Torres. Neste ano, a edição do XVI Ciclo de Debates de Administração do RS (CIDEAD) aborda a “A nova economia e a economia tradicional” sob a ótica da Administração. 
 
Para o presidente do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos, o Ciclo de Debates já está em sua décima sexta edição devido a seu sucesso. “Devemos discutir Administração, falar sobre mudanças, empreendedorismo, mercado de trabalho e levar esse debate para todo o Rio Grande do Sul. O CRA-RS é pioneiro nisso”, afirmou. Em Torres, o palestrante, mestre em comunicação e criador da marca Claro, trouxe a temática “Mudanças, o mundo mudou”. Para ele é preciso mudar a maneira de pensar, pois a transformação é de mentalidade. “Hoje tem jovens velhos e velhos jovens. Não nos diferenciamos por idade, mas, sim, por mentalidade”, destacou.
 
O palestrante fez uma análise sobre as gerações X (32 a 51 anos), Y (20 a 31) e Z (14 a 19) observando a maneira com que cada grupo lida com a tecnologia e de que forma as relações familiares, profissionais e até mesmo de amizade mudaram. “Não é preciso gostar do que é tendência, mas também não podemos virar ‘fitoplancton’. Ou seja, devemos ao menos entender e saber qual é a música do momento, o programa mais visto, a gíria mais falada, os aplicativos mais baixados, estar presente nas redes sociais”, apontou, afirmando que: “o problema não é ser velho, é ser ultrapassado”. 
 
Para Dado o que acontece é que muitas pessoas da geração X e Y não têm vontade de mudar, não querem aprender e buscar esse conhecimento do novo. “O ‘velho’ não se atualiza nas mudanças e o jovem está ‘noticiariamente’ atrasado. É complexo. Costumo dizer que não vivemos uma era de mudança, a mudança é que é nossa era”, realçou. 
 
Entre as autoridades presente no evento estavam a diretora da Ulbra Torres, Débora Borges Thomas; a coordenadora de Ensino da universidade, Edinara Silveira Zambrano; representando a prefeitura municipal de Torres, Nilvia Pinto Pereira; a coordenadora do curso de Administração da Ulbra Torres, Adm. Adriana Peccin e o coordenador adjunto do curso de Administração da Ulbra Torres, Adm. Mario Malmierca Junior. 
 
As cidades de Lajeado e Ijuí serão as próximas a receber o CIDEAD, nos dias 6 e 8 de outubro, respectivamente. O CIDEAD é desenvolvido pelo CRA-RS desde 2003 com o objetivo de discutir assuntos atuais e de interesse da classe dos Administradores percorrendo diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul.