As atividades do VII Congresso Mundial de Administração e XII Fórum Internacional de Administração (FIA) iniciaram neste domingo, 9 de outubro, na Itália, com um coquetel de abertura. Mais de 250 pessoas, de várias partes do mundo, estão inscritas no evento. Neste ano, um dos diferenciais é a transmissão online das conferências.

Para o Adm. Valter Lemos, integrante do Comitê Gestor do Congresso e Conselheiro Federal do CRA-RS, o Congresso conta com temáticas atuais, envolventes e de grande importância, que abrangem o Mundo do Trabalho. De acordo com ele, os temas abordados são prioritários para os países que pretendem continuar com o seu desenvolvimento com dignidade e resultados promissores para as suas economias.

Segundo o Adm. Rogério Bohn, vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, o evento desponta-se como um grande sucesso devido à participação de palestrantes de renome, em especial Domenico De Masi, além da promoção de visitas técnicas de grande interesse aos Administradores, como a visita à fábrica da FIAT. A expressiva quantidade de pessoas presentes no Congresso atesta o seu sucesso, na perspectiva de Bohn.

O presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello, comentou que o Congresso objetiva acrescentar ao processo produtivo mundializado e auxiliar no combate ao trabalho escravo na medida em que traga riqueza de conhecimento e de ideias aos participantes. “Nós do sistema CFA/CRAs temos esse compromisso mundial e também um pacto global, tendo em vista que somos signatários da Organização das Nações Unidas (ONU)”, pontuou o presidente.

Promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), o Congresso Mundial de Administração e XII Fórum Internacional de Administração (FIA) tem como tema central “O Mundo do Trabalho: Uma Visão Prospectiva da Administração” e está sendo sediado na Faculdade de Economia e Negócios da Universidade de Torino. Em Genebra, as ações acontecerão na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Transmissão online

Nesta segunda-feira, 10 de outubro, o destaque fica para a transmissão online das palestras através do canal do CRA-RJ WebTV (http://www.cra-rj.tv.br/). O portal registrou mais de 500 acessos durante o primeiro dia de evento.

A transmissão segue nesta terça-feira, 11 de outubro. Na programação do dia, grandes nomes como Domenico De Masi, sociólogo e autor do livro “O ócio criativo”, e Carlos Hilsdorf, autor do sucesso editorial “Atitudes Vencedoras”, realizam conferências dentro da programação dos eventos. A conferência pode ser acompanhada gratuitamente pela web a partir das 12h10, horário de Brasília.

Programação completa desta terça-feira, 11 de outubro:

Manhã - Visitas Técnicas/Guiadas: Environment Park, Museu da Fiat, ITC/OIT
        
14h às 15h20 - 3ª Conferência: Assédio Moral nas Relações de Trabalho: Humanização x Indenização – Conferencista Dra. Rita Sanlorenzo – Itália

15h20 às 16h40 - Apresentação de papers

17h10 às 19h10 - 4ª Conferência: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana: O Ócio criativo e a geração perdida – Conferencistas Econ. Carlos Hilsdorf – Brasil e Conferencista Internacional e Pesquisador do Comportamento Humano Soc. Domenico De Masi – Itália, Professor da Universidade La Sapienza, de Roma e autor do livro O Ócio Criativo.

Confira aqui fotos da abertura do evento.