O grupo formado pelo CRA-RS desembarcou em solo alemão na última sexta-feira (17/03) e partiu para um jantar de abertura da Missão Técnica à Alemanha. Na oportunidade, o Diretor da DEULA-Nienburg, Bernd Antelmann, destacou que a parceria com o Brasil é de extrema importância para a Europa. "Que vocês colham bastante subsídios nas visitas que serão realizadas. O importante é o diálogo entre os países", disse. Ele destacou ainda que o maior problema da Europa não são os refugiados, até porque eles não têm distinção, são todos iguais. “A dificuldade mesmo é o entendimento deles com os países europeus”, destacou, agradecendo a presença de todos. (Confira aqui o vídeo do depoimento do diretor da DEULA-Nienburg).

A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu agradeceu a recepção realizada pela Deula e destacou alguns nomes de importância como o do presidente do CRA-MS, Adm. Helio Tito, do vice-presidente do Sindilojas Arcione Piva, da conselheira e vice-presidente de Relações Externas Adm. Helenice Reis, além dos demais conselheiros presentes e participantes da Missão. “Falarmos sobre gestão pública é fundamental, principalmente neste momento de crise econômica, ética e moral. E essa situação nos deixa encabulados diante da situação do país, mas eu acredito na evolução e em uma mudança de comportamento”, analisou, complementando que o Brasil tem muito para aprender com a Alemanha em termos de conhecimento. "É uma cultura forte, rígida e com muita garra". Claudia lembrou ainda que a ideia inicial da Missão era formar um grupo de 15 pessoas e a delegação fechou em 32. “Isso é um reflexo da confiança no CRA-RS, no CFA e na Deula. Agradeço imensamente a todos os presentes e que tenhamos uma excelente Missão”, exaltou.

O conselheiro do CRA-RS que coordenou o projeto da Missão, Adm. Valter Luiz de Lemos, destaca que está edição é diferente da realizada em 2016. "Há uma mudança nos seguintes aspectos: visita à Colônia, a quarta maior cidade do oeste Alemão; visita técnica a Airbus, a maior fabricante de aviões do mundo e de extraordinária tecnologia; à CeBit, uma das maiores feiras de Tecnologia da Informação do mundo, na qual é a primeira vez em que participamos; e, finalmente, o Seminário Internacional de Gestão Pública (1° Seminário Internacional) onde serão apreciados seis temas relevantes entre nove temas de interesse apresentados e submetidos à DEULA”, enalteceu, explicando que foi agregado valor ao projeto anterior, permitindo mais amplitude de participação no âmbito empresarial e público.