Nos últimos dias de Missão, a comitiva liderada pelo CRA-RS visitou duas empresas cases em gestão de negócios no país europeu. Uma delas foi a EEW Energy from Waste, localizada na cidade de Hannover, é uma usina de incineração de lixo da cidade que produz energia elétrica baseada no calor gerado com a queima de impurezas. De acordo com o vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Rogério de Moraes Bohn, é uma forma bastante sustentável de geração de energia com um nível de emissões de resíduos muito baixo. “É lamentável que não temos esse tipo de alternativa em grande escala no Brasil, mas, certamente, é algo que promete para o futuro”, ressalta. Ele explica que a Usina foi construída há dez anos e custou cerca de 100 milhões de euros. Há um ano ela foi comprada por um grupo de chineses por aparentar ser um bom negócio. 

Outro exemplo de negócio visitado foi a maior produtora de leite da Alemanha com 700 hectares, que conta com uma ordenhadeira tipo carrossel para 80 vacas ao mesmo tempo. Além disso, são 3300 cabeças de gado, dentre esses, 1600 são para a produção de leite gerando mais de 60 mil litros de leite por dia. 

A Missão à Alemanha foi finalizada com muito sucesso resultando em experiências, conhecimento e exemplos de gestão aos profissionais participantes. A professora da Unisinos, Adm. Luciana Meines, destaca, em relação à Feira de Hannover, a participação dos alunos apresentando projetos. “Muitas ideias que foram desenvolvidas nas universidade estavam sendo expostas na feira pelos próprios estudantes. Isso nos estimulou para incentivar os nossos alunos a começarem a se inserir mais e divulgarem seus trabalhos”, ressalta. Confira em vídeo o depoimento completo da professora.