Com duas atividades na última semana, o CRA-RS finalizou o “XVI Ciclo de Debates de Administração do RS (CIDEAD)”, que neste ano abordou “A nova economia e a economia tradicional” sob a ótima da Administração. Na quinta-feira (6), o CIDEAD foi realizado na Univates, em Lajeado, dentro da programação do CRIE Experience, com a participação do conferencista Carlos Hilsdorf. Ele abordou o tema “Atitudes Vencedoras” em uma apresentação que incluiu descontração, mágica e interação com o público, inclusive no palco.

Presente no evento, o presidente do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos, destacou a inclusão do CIDEAD no CRIE Experience. “O CIDEAD percorre as principais cidades do RS. O jovem de hoje do interior está sedento por novos conhecimentos”, comentou, informando que em 14 edições o alcance do CIDEAD é de 75 mil pessoas.

Para Hilsdorf, passamos a viver uma sociedade do discernimento, em que importa não o conhecimento, mas sim o que se faz com ele. “Possuir conhecimento não é sabedoria. Sábio é o que vive de acordo com o que sabe”. E os tempos são de uma sharing generation. “Somos o que compartilhamos e não o que pensamos que somos ou o que as pessoas pensam de nós. Importa o que oferecemos gratuitamente ao mundo”. Ele mostrou que muitas vezes uma experiência diferenciada em negócios não tem custo ou tem um valor muito baixo, como no caso da decoração de cafés por exemplo.

Hilsdorf também afirmou que o que muda não é o sonho de uma pessoa, mas sua capacidade de fazer os outros sonharem junto. “Empreendedorismo é esporte de equipe, é preciso envolver mais gente. O mito do empreendedor solitário é só um mito”. E listou características de quem inova: bom humor, irreverência e pressão sob medida.

O último ciclo ocorreu na cidade de Ijuí no sábado (8) com a presença do Doutor em Administração pela UFRGS, Adm. Jonas Venturini. O evento foi uma das atividades do 2º ERA – Encontro Regional de Administração no Parque de Exposições Wanderley Burmann durante o ExpoIjuí-Fenadi 2016. Na ocasião, houve a entrega da medalha de jubilamento aos Administradores Erlo Adolfo Endruweit e Marcos Antonio Azeredo dos Santos.