Diante da incerteza econômica e política brasileira, a gestão pública é um dos temas prioritários do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) para este ano. Dessa forma, visando a discussão e a valorização do profissional de Administração na área, o Conselho gaúcho em conjunto com a sua Câmara de Gestão Pública e com o Conselho Federal de Administração (CFA) promoverá nos dias 19 e 20 de junho o 1º Simpósio de Governança Pública. A programação conta com uma audiência pública para a apresentação do Índice de Governança Municipal feito pelo CFA (IGM-CFA), que reúne diferentes dimensões indispensáveis para avaliar a qualidade da gestão dos municípios, um workshop sobre o assunto explicando como funciona o processo de construção do índice e um talk show com especialistas da área. 

A audiência pública acontece na Assembleia Legislativa – Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura) – e é promovida em conjunto com o gabinete do Deputado Adm. Eduardo Loureiro, na manhã do dia 20, às 9h30, será um evento master voltado para membros da presidência do CFA, prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul, delegados e conselheiros do CRA-RS, além de estudantes da área de Administração, Administradores e demais profissionais. Na oportunidade será apresentado à sociedade os dados levantados pelo Índice CFA de Governança Municipal (IGM), lançado pelo CFA em parceria com o Instituto Publix. 
 
De acordo com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu essa situação crítica que o Brasil se encontra só chegou a esse ponto porque a Administração não ocupou seu espaço anteriormente. “No triângulo de governo está ocorrendo um desequilíbrio entre os marcos projeto de governo, capital político e capital intelectual, e é neste último que o profissional de Administração deve se focar. Falta profissionalização e conhecimento de gestão no poder público e a partir do índice construído pelo CFA conseguimos visualizar a gestão municipal”, ressaltou, destacando que há diversos municípios que passam por dificuldades, porém, em contrapartida, há àqueles que investem na profissionalização alcançando resultados positivos. “E é isso que vamos levar para a sociedade. Acredito que é um dever do Conselho disseminar esse tipo de informação, pois assim é possível analisar os dados e ter conhecimento de bons e maus exemplos”, disse. 
 
A programação do Simpósio conta ainda com um workshop de Governança Municipal no dia 19 de junho, às 14h na FAMURS, que mostrará o processo de construção e o funcionamento do IGM-CFA e, no turno da tarde do dia 20, às 14h, na FAMURS, acontece o Talk Show "Gestão Pública em debate" com debatedores especialistas na área. 
 
As inscrições estão abertas pelo site do CRA-RS http://www.crars.org.br/eventos e as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições entre em contato pelo telefone (51) 3014-4702 ou e-mail eventos@crars.org.br.