Uma tarde de troca de conhecimentos, cases e tecnologias relacionadas à inovação na área da gestão da saúde. Assim foi o 10º Seminário de Administração na Saúde, promovido pelo CRA-RS, por meio da Câmara da Saúde, e que integrou o CONSAÚDE, Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (12/09), em Bento Gonçalves, e reuniu cerca de 130 participantes, lotando o auditório. 
 
Na primeira palestra da tarde, Paulo Bech apresentou a Med Place Tecnologia, uma plataforma de laudos que aproxima clínicas, hospitais e médicos radiologistas. Segundo Beck, a ferramenta permite que radiologistas produzam laudos de qualquer local, independentemente de onde as imagens foram geradas, do horário ou da urgência. 
 
A gestão de pessoas também foi tema do encontro. A Administradora Lucélia Ourique ministrou a palestra “Administrando as relações na era da inovação”, destacando a importância de falar de mudança de mindset. “Administrar pessoas é um universo complexo. Quanto estamos preparados para essas mudanças?”, questionou ela, destacando a relevância da comunicação e do diálogo entre as pessoas nas organizações. Segundo Lucélia, as empresas também precisam estar preparadas para a cultura da inovação, criando ambiente propício, estimulando a prática e levando em consideração o papel das pessoas nesse sentido. “Inovação só vem de gente, não vem de máquina”, disse ela, trazendo a citação de Waldez Ludwig.
 
Para fechar as atividades da tarde, o Adm. Marcos Larroyd, gerente administrativo do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, apresentou o case da instituição na área da inovação. O Hospital investiu em mobilidade, prontuário eletrônico e certificação digital, trazendo ganhos como redução de papel, otimização dos processos de faturamento, diminuição do prazo médio de fechamento, entre outros. O Seminário contou com a presença de profissionais da área da Administração, congressistas do CONSAÚDE e de conselheiros da autarquia. O CRA-RS segue no CONSAÚDE até essa sexta-feira (14), participando da mostra com estande institucional. No espaço, é possível conhecer o trabalho do Conselho na valorização do profissional da área da Administração na gestão de saúde e obter mais informações sobre os serviços e o registro profissional.