Na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, o CRA-RS promoveu um ciclo de palestras que teve como tema “Gestão Pública nas esferas Municipal, Estadual e Federal”. A atividade faz parte da programação do Mês do Administrador, organizado pelo CRA-RS para celebrar os 49 anos da regulamentação da profissão. A Lei nº 12.967, que institui o Dia Nacional do Administrador, foi sancionada em maio deste ano, pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

As atividades realizadas na sede do CRA-RS em Porto Alegre têm entrada franca. Já para as ações fora da sede, é necessário conferir os detalhes da programação. Confira a seguir quais foram as palestras realizadas nesta terça-feira. Cada palestrante apresentou um case de sucesso na Gestão Pública. As fotos das atividades podem ser vistas aqui.

Modelo de Gestão: a experiência da Prefeitura de Porto Alegre

O coordenador do Escritório-Geral de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Porto Alegre, Adm. Júlio Lopes Abrantes, apresentou brevemente o modelo de gestão da Prefeitura, passando pela sua montagem, aprendizado e consolidação. Abrantes falou também sobre o planejamento estratégico e orçamento da Prefeitura e sobre os contratos de gestão 2013-2014. “Em 2013 iniciamos a lógica de acompanhamento definitivo de cada secretário. Vimos que algumas coisas do plano de governo não estavam sendo acompanhadas, então fizemos um contrato com cada um dos secretários com o que iam fazer em um ano. É um contrato onde quem assina é o secretário da pasta, a secretária de planejamento e o prefeito. Em cada eixo, acompanhamos o que conseguimos entregar à população em cada um dos nossos projetos”, enfatizou.

Implantação da loja de atendimento ao servidor da SMA

“Inaugurada em abril de 2012, a loja é o carro chefe da Secretaria de Administração e veio para qualificar os atendimentos. Antes de ter a loja não existia um setor que tivesse visão sistêmica de todos os negócios. Antigamente tinha uma recepção vinculada ao setor de pagamentos, não era adequado em termos de estrutura física e não tinha pessoal adequado e suficiente para atender toda a demanda do servidor”, explicou a gestora da Loja de Atendimento ao Servidor da SMA, Adm. Sonise Ferreira Muller dos Santos. Segundo ela, com a implantação da loja, os servidores foram beneficiados de diversas formas: maior qualidade das informações prestadas, menor tempo de espera nos atendimentos, instalações físicas mais modernas, maior agilidade na resolução dos problemas, entre outros.

Programa de Padronização e Organização Administrativa no MPRS

O coordenador da área de gestão de projetos do MPRS, Luis Afonso Alencastre Escosteguy, contou que houve uma evolução da demanda nas Promotorias de Justiça. “Na mesma medida em que crescíamos no numero de demandas, o orçamento decrescia e não mantinha a mesma proporção. Então precisamos pensar em como atender o crescimento da demanda e manter a confiança da sociedade. Assim foi criado o Programa”, relatou. “Aumentamos a eficiência institucional, isto é, aumentamos a eficiência dos processos de trabalho e a produtividade de membros e servidores. Fizemos isso por meio da implantação da gestão de processos”, acrescentou.

Programa Transparência no Legislativo da Assembleia Legislativa

Durante sua palestra, o gestor do Programa Transparência no Legislativo, Adm. Rafael da Costa Passos fez um relato apresentando as funcionalidades do Portal da Transparência no Legislativo. “O Portal contribui muito para diminuir os pedidos de informação que, desde 2012 somam apenas pouco mais de 170, o que consideramos muito pouco”, ressaltou.

Educação Corporativa no Tribunal de Contas do RS

O diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS, Adm. Sandro Trescastro Bergue, falou sobre o tema educação. “A educação corporativa não pode ser pensada como conjunto de ações para dar conhecimento para as pessoas. A ação de educação tem que ser desenvolvida dentro de um cenário de gestão com competência”, disse. “Não basta estocar conhecimento, tem que obter a habilidade de converter esse conhecimento. Quando falamos em educação, falamos em gestão e falamos em transformação. Falar de educação corporativa implica falar em ações que transformam comportamentos”, completou.

CREA-RS: Gestão Estratégica com ênfase na controladoria e nas pessoas

Os administradores Denise Ries Russo e Marcus Feron da Rocha fizeram uma explanação sobre a gestão estratégica do CREA-RS, com ênfase na controladoria e nas pessoas. “Com a gestão, entre outras conquistas, conseguimos o engajamento de todas as áreas, a mudança de cultura, os controles internos, que ficaram muito mais fáceis de ser medidos e a implantação da Governança Corportativa”, contou Marcus da Rocha.