O principal compromisso do CRA-RS, definido por Lei, é a fiscalização do exercício profissional dos Profissionais da Administração (Administradores e Tecnólogos), através do registro profissional destes, bem como das Pessoas Jurídicas que, em seu objeto social “explorem atividades de Administrador (art. 15, Lei 4769/65)”, no âmbito de sua jurisdição, qual seja, o Rio Grande do Sul. A fiscalização do exercício profissional foi outorgada pela Constituição Federal e configura a principal razão de ser do Sistema CFA/CRAs, estando diretamente ligada à defesa da sociedade, e a preservação das áreas de atuação do profissional de Administração.
 
A elaboração do Plano de Ação tem como escopo valorizar e reconhecer a atuação dos Profissionais da Administração. Esta valorização se faz através da orientação e fiscalização, nas empresas públicas e privadas, da importância de tais profissionais nos ambientes organizacionais ocupando as áreas as quais lhe são afeitas.
 
Visando o registro das pessoas físicas e jurídicas, a equipe de fiscalização do CRA/RS deu início ao cumprimento das metas estipuladas no Plano de Fiscalização para 2016/2017, com atuação “in loco” em 40 cidades, totalizando 210 visitas dentre as quais hospitais, empresas industriais, comerciais, de serviços, entres outras, além de prefeituras municipais.