A FACOS – Faculdade Cenecista de Osório, parceira do CRA-RS, passa a atuar como Centro Universitário CNEC de Osório – UNICNEC, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. A instituição trabalhou para essa transformação e, em 2015, recebeu uma visita in loco do MEC, que atribuiu parecer favorável.
 
Com a mudança, a faculdade terá mais autonomia para criar novos cursos, mestrados e maior obrigação nas pesquisas da região. “Pretendemos trazer mais cursos para nossa instituição, mas nunca esquecendo a educação, pois foram as licenciaturas que alavancaram o crescimento e possibilitaram a FACOS chegar até aqui. Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades que a partir de agora teremos que explorar juntamente com a ampliação da oferta da EAD”, salienta o reitor Júlio César Lindemann.
 
A FACOS está presente há mais de 35 anos em Osório e oferta mais de 20 cursos de graduação presenciais, além de quatro opções totalmente a distância. Ainda oferece semestralmente mais de 15 opções de pós-graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. A UNICNEC é mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – Rede CNEC, sendo atualmente o primeiro Centro Universitário.