A conferência de abertura do VIII Congresso Mundial de Administração e do XXII ENBRA será ministrada pelo sociólogo italiano Domenico de Masi. O evento, que ocorrerá no dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro, terá o seguinte tema: “Uma era de justiça social: como promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e igualitário”. De Masi é conhecido mundialmente por desenvolver conceitos revolucionários. Seus principais livros são: "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Ócio Criativo" e "O Futuro do Trabalho”.

Em "O Ócio Criativo", Domenico questiona o modelo social centrado na ideologia do trabalho e apresenta uma nova ordem, baseado na sincronia entre trabalho, estudo e lazer. De acordo com o autor, esse padrão irá conquistar mais adeptos com o passar dos anos.

O XXII Encontro Brasileiro de Administração e o VIII Congresso Mundial de Administração, dois principais encontros de Administração, acontecem em menos de um mês na cidade do Rio de Janeiro. Os Conselhos carioca e gaúcho, juntamente com o CFA, são os coordenadores e organizadores dos eventos que acontecerão no Vivo Rio e no Museu de Arte Moderna.

Serão três dias de atividade, de 5 a 7 de novembro, divididos em 11 painéis, uma conferência magna, quarenta e quatro conferencistas, duas atividades culturais, mais de 70 apresentações de trabalhos e a expectativa de 2000 participantes entre estudantes e profissionais de Administração.

Os paineis abordarão assuntos relacionados ao Pacto Global, tema dos encontros: Direitos Humanos, Educação básica de qualidade, Meio ambiente, Igualdade de gênero e valorização das diferenças, Discriminação no emprego, Apoio à liberdade de associação, Fome e miséria, Corrupção, Empregabilidade, Modelo de gestão. Confira a programação no site.