Negócios disruptivos surgem subitamente, de forma repentina, e têm o potencial de aniquilar empresas até então sólidas e organizadas. Em alguns casos, segmentos econômicos inteiros sucumbem. É o caso do Airbnb, Uber e WhatsApp, para ficar em poucos exemplos de negócios inovadores que praticamente engoliram setores inteiros. "Disruptura" é uma palavra que não consta dos dicionários de português. Deriva de "disruption" (disrupção), do inglês. Mas ela está na moda, sobretudo em um mundo pautado pelas inovações digitais.
 
Pois esse será o tema de evento organizado pelo curso de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Mário Quintana (Famaqui Faculdade), na quarta-feira (25/09), a partir das 19h (Rua Baronesa do Gravataí, número 123), em Porto Alegre. Segundo a Coordenadora do Curso, Vanda Regina Machado, o objetivo do encontro, que contará com a palestra de Alexandre Ascal, é promover uma reflexão acerca da atual situação do cenário empresarial.
 
“No contexto em que vivemos, em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, não somos mais capazes de controlar as mudanças e como estes contextos interferem no nosso dia a dia. Pensando nisso, vamos buscar discutir este mundo e como estamos vivendo nele de uma forma que possamos compreender estas forças e redescobrir ferramentas capazes de lidar com este contexto. Uma visão disruptiva tem se mostrado a melhor prática para, não apenas entender o nosso papel como também lidar com este ambiente”, destaca Ascal.
 
Alexandre Ascal é Administrador, gestor de projetos de inovação no Brasil e no exterior, diretor de Disrupção do Instituto de Disrupção e Desenvolvimento Humano, Sócio-diretor da Diasco Distribuidora. Ascal possui MBA em neurociência e comportamento, palestrante e escritor. Além disso, é membro da Câmara de Jovens Administradores do CRA-RS e membro fundador do Labin-RS.
 
Câmara de Jovens Administradores do CRA-RS estará no evento
 
A Câmara de Jovens Administradores do Conselho Regional de Administração do RS falará sobre a importância da graduação em administração nesse novo modelo econômico, bem como o papel do administrador na sociedade. Conforme a Coordenadora da Câmara de Jovens Administradores do CRA-RS, Jaqueline Trimpler, o intuito é também promover a integração da autarquia com os jovens que estão prestes a concluir a graduação.
 
“Esses eventos são muito importantes. O apoio das instituições de ensino, ao receberem o CRA-RS, fortalecem os vínculos e unificam os profissionais. Participar das ações do nosso Conselho é a melhor forma de se aproximar e esse relacionamento já pode começar no segundo semestre do curso, uma vez que o registro de estudante permite ao aluno iniciar a aproximação”, salienta a Coordenadora da Câmara de Jovens Administradores do CRA-RS.
 
Participantes do evento receberão certificado. Inscrições gratuitas pelo coordenacaoadm@famaqui.com.br.