O Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) realizou na noite desta terça-feira (10/01) a solenidade festiva de posse da presidente e diretoria executiva. A decisão se deu em plenária na última sexta-feira (06/01), onde foram empossados os Conselheiros Titulares e Suplentes para a gestão 2017-2020. Na ocasião também foram votados os Conselheiros Presidente e Vice-Presidentes, assim como os coordenadores para as pastas de Tomada de Contas e Câmaras Permanentes de Fiscalização e de Registro (veja abaixo a nova nominata). Além disso, foram homenageados os Conselheiros titulares e Suplentes que deixaram a autarquia.
 
A Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu foi eleita nova presidente e conduzirá a gestão do CRA-RS pelos próximos dois anos. Membro da Câmara da Saúde do CRA-RS desde 2007, atuando como presidente durante duas gestões, Claudia é docente, graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Saúde Coletiva pela UNISINOS. Foi Superintendente do Hospital Parque Belém (Porto Alegre), Diretora Administrativa do Hospital Vila Nova (Porto Alegre), do Hospital de Pronto Socorro (Canoas) e do Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires).
 
O Adm. Valter Luiz de Lemos, presidente da gestão 2015-2016, deixa o cargo destacando a tarefa árdua e difícil de exercer atividades em prol das categorias profissionais, ainda mais no Estado do Rio Grande do Sul onde o obstáculo são as contratações. “Entrei para esse mundo em 1982, quando participei da 1º chapa do CRTA – Conselho Regional de Técnicos de Administração e peguei gosto pela atividade. Hoje, 35 anos depois e após o cinquentenário da Administração deixo a posição satisfeito e com sentimento de dever cumprido”, ressaltou. Ele levantou alguns feitos da gestão que se encerrou, como a implementação do Sistema Integrado via Web; qualificação da receita e despesa; estímulo à adimplência oferecendo desconto para o bom pagador; renovação da frota de veículos; compartilhamento de informações em tempo real; internacionalização da profissão por meio de grandes congressos, entre outras. O Adm. Lemos agradeceu à equipe de trabalho e colegas da profissão que estiveram junto à ele neste período. 
 
A nova presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu contou sobre a sua trajetória, desde o seu ingresso na universidade,  enfatizando a inserção da mulher no curso de Administração e no mercado de trabalho. “O número de homens era muito maior. Hoje a realidade é outra, já mudou muito. Queria poder dizer que não existe mais distinção de gênero, mas infelizmente não posso. Entrei na Administração Hospitalar e era visível a predominância de homens nos cargos de liderança (diretoria). A mulher precisa provar muito mais de sua competência”, apontou. Em relação à nova gestão,  expôs que os Administradores que votaram em nós,  destacaram que o Conselho deve ser a casa do Administrador, sendo mais aberto e participativo. “É preciso fortalecer a atuação do Administrador e também dos Tecnólogos, buscar a atuação da fiscalização coibindo a atividade de outros profissionais em nossa área, valorizar os colaboradores internos, são todos juntos que fazem o CRA-RS”, exaltou, frisando que o principal objetivo da nova gestão é interiorizar as ações do Conselho. “Isso será possível pela prática. Nossa diretoria é composta por Administradores de Pelotas, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Passo Fundo, Porto Alegre... Devemos conhecer a realidade de cada seccional, as particularidades e entender as regionalidades.”
 
A presidente listou três metas norteadoras como fundamentais nesta nova etapa: foco constante na aprendizagem; ser bons ouvidores para entender o próximo e a sinergia com a comunicação para estar bem alinhado. “Somos Administradores e capacitados para isso. Que possamos fazer uma reciclagem e entregar para a sociedade o melhor da nossa profissão”, afirmou. 
 
Também presente na solenidade, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Sebastião Luiz de Mello cumprimentou a nova diretoria e presidente e reconheceu a participação ativa do CRA-RS na atuação de todo o sistema. “Somos 27 Conselhos unidos em prol de um bem comum, em prol da Administração como transformadora de um País. Sem gestão não se consegue nada”, finalizou. 
 
 
CONSELHEIROS
 
EFETIVOS
Adm. Bruno José Ely
Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu
Adm. Elivelto Nagel da Rosa Finkler
Adm. Fabio Teodoro Tolfo Ribas
Adm. Helenice Rodrigues Reis
Adm. Izabel Cristine Lopes
Adm. João Alberto Gonçalves Junior
Adm. Rogério de Moraes Bohn
Adm. Sergio Jose Rauber
Adm. Valter Luiz de Lemos
 
SUPLENTES
Adm. Carlos Theodoro Strey
Adm. Elimar Kroner Teixeira
Adm. Fernando Fagundes Milagre
Adm. Luciana Maines da Silva
Adm. Luiz Klippert Barcellos
Adm. Marcia Valéria Borba Brasil
Adm. Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund
Adm. Mauro Ochman
Adm. Nadir Becker
Adm. Otília da Costa e Silva Gomes
 
 
CONSELHEIROS FEDERAIS
 
EFETIVO
Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro
SUPLENTE
Adm. Claudia de Salles Stadtlober
 
DIRETORIA DO CRA-RS
Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu - Presidente 
Adm. Sérgio José Rauber - Vice-Presidente Administrativo
Adm. Izabel Cristine Lopes - Vice-Presidente Financeiro
Adm. Bruno José Ely - Vice-Presidente de Fiscalização e Registro
Adm. Helenice Rodrigues Reis - Vice-Presidente de Relações Externas
Adm. João Alberto Gonçalves Junior - Vice-Presidente Institucional
 
COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS
Adm. Elivelto Nagel da Rosa Finkler
Adm. Fábio Teodoro Tolfo Ribas
Adm. Valter Luiz de Lemos
 
CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO
Adm. Luiz Klippert Barcellos
Adm. Elimar Kroner Teixeira
Adm. Otília da Costa e Silva Gomes
 
CÂMARA DE REGISTRO
Adm. Carlos Theodoro Strey
Adm. Luciana Maines da Silva
Adm. Nadir Becker