Na última segunda-feira (27), ocorreu no CRA-RS a assinatura do protocolo de intenções entre o CRA-RS e a QUALI Treinamentos. A QUALI é uma joint venture não corporativa entre o PGQ e a American Society Quality (ASQ).  A parceria busca promover ações voltadas à capacitação dos profissionais.

O vice-presidente internacional do PGQP, Joal Teitelbaum destacou a importância dessas duas forças estarem aprimorando a formação da qualidade. “É muito importante esse relacionamento, essa busca pela qualidade, área que enfrenta hoje uma carência de aprendizado no mundo”, ressaltou Teitelbaum. Para o vice-presidente, é necessário cultivar a semente da qualidade para se conseguir resultados favoráveis à sustentabilidade da humanidade.

A presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober disse se sentir honrada e destacou essa inclusão do Administrador no contexto da qualidade. “Essas ações são importantes para as organizações públicas e privadas, para buscar um maior desenvolvimento dessas instituições”, explicou a presidente.

Na sequência, o coordenador de comitê de Inovação do PGQP, Eduardo Guaragna, abordou o programa de certificação da QUALI. Guaragna destacou que o objetivo é elevar o valor do profissional da Qualidade; certificando-os dentro dos padrões da ASQ e contribuindo para o aumento da competitividade das organizações brasileiras. O coordenador explicou que a certificação profissional é um reconhecimento formal de que o indivíduo demonstrou experiência, proficiência e compreensão naquela área de conhecimento que ele está sendo certificado. A QUALI oferece quatro certificações: engenheiro da qualidade; gestor da qualidade/excelência organizacional; auditor da qualidade e six sigma black belt.

Na sequência, o vice-presidente Teitelbaum palestrou sobre o tema “O novo cenário global da qualidade – em um mundo em transformação”. Para Teitelbaum, atualmente se está à procura de um novo modelo de qualidade. “O RS tem longa história de qualidade, mas o cenário atual é de incertezas, onde a superação dos obstáculos econômicos e sociais não são tratados como fundamentos e critérios da qualidade", comentou.

Estiveram presentes os conselheiros Administradores Izabel Cristine Lopes, Lourdes Maria Ritt e Marco Aurélio Kihs; o presidente da Câmara de Ensino do CRA-RS, Adm. Bruno Ely; a vice-presidente da Câmara da Saúde do CRA-RS, Adm. Márcia Borba Brasil, entre outros profissionais da área e público em geral. As fotos do evento estão disponíveis aqui.