Na última segunda-feira (04), ocorreu a primeira edição do CRA Recebe Especial, que teve como convidado o candidato Vieira da Cunha (PDT). A presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia Stadtlober deu início saudando o postulante. “É com muita satisfação que recebemos o candidato neste primeiro evento. Nossa intenção é poder ouvir as propostas e saber como será ao trabalho para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou a presidente.

O candidato Vieira da Cunha deu início a sua fala com um breve histórico da sua vida política, com destaque para alguns fatos importantes, como quando conheceu Leonel Brizola, entre outras experiências políticas e administrativas. Cunha destacou as dificuldades que o Estado enfrenta. “O Rio Grande do Sul apresentou, em 2013, um déficit orçamentário maior que um bilhão. São muitas as dificuldades: déficit previdenciário, precatórios, o salário regional dos professores, os saques do caixa único”, explicou o candidato.

Para ele, é essencial que o Estado recomponha a relação com a União e a sua capacidade de investimento. “É preciso uma nova postura de governador, uma gestão de austeridade e competência”, ressaltou. Ao ser questionado sobre a Lei das profissões, Vieira da Cunha destacou a necessidade de se ter pessoas habilitadas e competentes exercendo função de gestores.

Já na quarta-feira, 06 de agosto, o CRA-RS recebeu o candidato ao governo do Estado, Roberto Robaina (PSOL). A presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia Stadtlober, também esteve presente na ocasião, destacando a importância de haver um espaço de debate dentro do Conselho, para conhecimento das propostas.

Robaina ressaltou que, para discutir a situação da dívida pública do Estado, é preciso entender o cenário nacional, uma vez que a renegociação depende do governo federal. O candidato também lembrou que vivemos em uma crise do sistema representação política, sendo preciso haver transformações.

Entre suas propostas, está fortalecer a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), reduzir o número dos cargos comissionados, criar um plano de carreira para a Polícia Militar e investir em hospitais que sejam cem por cento públicos. O candidato também ressaltou a importância de uma Administração eficiente. “Existe a possibilidade de uma Administração profissional, mais técnica”, colocou.


O evento tem como objetivo promover o debate entre Administradores, professores, estudantes de Administração e demais membros da sociedade e tem como tema “Rio Grande do Sul: Administração Pública a serviço do cidadão”. A próxima edição acontece no dia 11 de agosto, com o candidato João Carlos Rodrigues (PMN).

Os Administradores interessados em participar devem se inscrever antecipadamente. As inscrições – que são gratuitas e limitadas - devem ser efetuadas através do site. O evento acontece no auditório Arthur Homem de Carvalho, na sede do CRA-RS (Rua Marcílio Dias, 1030), às 8h30. Outras informações pelo telefone (51) 3014-4702.