Nos dias 10 e 11 de outubro, a cidade Canela discutiu o tema “Empreendedorismo para o Mercado de Trabalho do Administrador”, na sétima edição do Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração do Rio Grande do Sul (EPROCAD). O evento, realizado pela Câmara de Ensino (CEN) do CRA-RS, aconteceu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campus da Região das Hortênsias. Todas as fotos do evento podem ser vistas aqui

Empreendedorismo - Visão Empreendedora  na Gestão Esportiva

O presidente da CEN, Adm. Bruno Ely realizou a abertura do encontro, saudando os presentes e destacando a necessidade de se desenvolver a cultura do empreendedorismo na área da Administração. A primeira palestra do dia foi sobre a “Gestão, os desafios para os clubes esportivos”, com o diretor executivo de Marketing do Sport Club Internacional, o Adm. Jorge Avancini.

Avancini apresentou sua trajetória profissional e seu começo de trabalho com o futebol. Para ele, é preciso mudar o modo como de valorizar as marcas. “No futebol não se perde o cliente (torcedor), ninguém troca de time; é preciso então utilizar de melhor forma a marca”, ressaltou o Administrador.

O diretor contextualizou a situação do setor esportivo, que envolve hoje, diretamente, mais de 300 mil empregos diretos, com um faturamento de R$ 12,3 bilhões (dados de 2014). Para Avancini, é extremamente necessário trabalhar o branding para clubes de futebol e os pilares do sucesso: o público, os ídolos e a casa/estádio. “É preciso mudar a valorização da marca,; o brand value e o planejamento; buscar novas fontes de receitas e controle dos custos; e demandar mais recursos para a performance esportiva. É preciso quebrar os paradigmas da gestão esportiva”, destacou Avancini.

Câmara de Ensino: gestão e desafios

Os membros da CEN, o presidente Adm.  Bruno José Ely e o Pró-reitor de Administração da UNICRUZ, Adm. Carlos Eduardo Moreira Tavares apresentaram o trabalho feito pela Câmara, com destaque ao 1º Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Administração do RS, realizado em setembro, na sede do CRA-RS, em Porto Alegre.

Os Administradores destacaram também a função da Câmara e seu trabalho de assessorar os profissionais nos assuntos relacionados ao ensino e educação da Administração; a importância de valorização do professor; buscar a qualidade do ensino e o reconhecimento da profissão; contribuir com o aumento do número de profissionais e estudantes registrados; aproximar as instituições de ensino superior (IES) e cursos na área com o CRA-RS. Dentre as ações realizadas estão a institucionalização da função de professor de Administração como o representante da IES junto à autarquia; a premiações como o Prêmio Astor Roca de Barcellos, voltado a estudantes e o Prêmio Docência no Ensino de Administração.

O presidente da Câmara, Adm. Ely ressaltou que, entre os desafios enfrentados, estão conseguir aumentar as influências na formação das competências dos profissionais de Administração; zelar pela atuação ética e distinta dos profissionais; promover a valorização e a visibilidade dos Administradores;  fortalecer o relacionamento colaborativo com as partes interessadas e trabalhar com as IES para que seus professores tenham registro.

X Congresso Mundial de Administração

O Administrador Rogério de Moraes Bohn convidou os presentes a participarem da décima edição do Congresso Mundial de Administração, que acontece em janeiro de 2015, na cidade do Porto, em Portugal. O evento discute o tema "Contextualizando a Administração na Ibero-América: Tendências no segmento público, privado e de ensino".

Os temas abordados nas conferências são: “Contextualizando a Administração na Ibero-América (tendências no segmento público, privado e de ensino)”, “Cidades Inteligentes”, “Administração e Mobilidade Urbana nas Metrópoles”, “Resultados através de Pessoas”, “A revolução da Inovação” e “O Modelo Europeu de Ensino Superior e sua eficiência”. Dentro da programação, haverá também painéis “Enfrentamento de crises: emprego e recessão” e “Ética e moral no mundo dos negócios”.

Para realizar a inscrição e saber mais sobre a programação, acesse o site oficial do evento. 

Mapa Estratégico

O conselheiro do CRA-RS, Adm. José Freitas de Oliveira Filho apresentou aos participantes o Mapa Estratégico do Administrador Gaúcho 2014-2020. O Administrador explicou como foi o processo de elaboração do Planejamento Estratégico. O trabalho foi iniciado em dezembro de 2013 e através de Seminários Regionais, pesquisa “on line” e entrevistas foram levantadas as informações e expectativas   dos profissionais de Administração, das empresas, das instituições de ensino e da sociedade para formulação do Mapa Estratégico do Administrador gaúcho com visão 2014 – 2020. 

Palestra Magna - Empreendedorismo: O papel do profissional da Administração frente ao mercado de trabalho

A abertura oficial do evento contou com a presença do presidente da CEN, Adm. Bruno Ely, que destacou a importância destas discussões na preparação dos alunos para empreenderem e inovarem. O reitor da UCS, Evaldo Antonio Cuiava falou sobre a necessidade de se discutir a formação. “O modelo de 20 anos atrás não serve mais, a sociedade exige um novo perfil do Administrador. Precisamos nos reinventar também enquanto instituição”, explicou o reitor. A presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober ressaltou a importância do encontro como um momento de discussão, de olhar para os cursos e apresentar novas ideias, propostas e parcerias.

Na sequência, o Pró-reitor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS, Adm. Jorge Luís Nicolas Audy deu início a sua palestra, questionando o público. “O que nos falta? Por que o empreendedor sai do país?”, indagou. Audy debateu a importância do ecossistema de inovação; a sociedade do conhecimento e a globalização; os grandes desafios na educação superior: a inovação, a interdisciplinaridade e a internacionalização e o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Administrador questionou se falta perfil empreendedor ou ambiente inovador. “É preciso transformar o crescimento acentuado da ciência brasileira em maior valor agregado à sociedade brasileira. Isto é inovação”, explicou. Para Audy, o grande desafio é transformar o conhecimento em riqueza. “O conhecimento é a base da inovação, mas requer uma interação com a sociedade, empresas e governo”, destacou o Administrador.

Prêmio Docência no Ensino de Administração

Na noite do dia 10, ocorreu a entrega de medalhas da primeira edição do Prêmio Docência no Ensino de Administração. A condecoração tem como finalidade premiar o Administrador ou Administradora que tenha se dedicado ao ensino superior na área de Administração por um período igual ou superior a quinze anos, tendo um mínimo de cinco anos de registro no CRA-RS e estando em dia com a autarquia.

Veja abaixo os vencedores nas respectivas categorias.

- Medalha de Bronze: destina-se a profissionais que tenham completados 15 anos de docência até o dia 31 de dezembro do ano anterior à entrega do Prêmio

Adm. Adolfo Alberto Vanti
Adm. Bruno José Ely
Adm. Cleber Palma Domingues
Adm. Clezio Saldanha do Santos
Adm. Jorge Geisler
Adm. Maria D' Lourdes Guimarães Rotermund
Adm. Nadir Becker
Adm. Roberto Tadeu Ramos Moraes
Adm. Walmir Güntzel

- Medalha de Prata - destina-se a profissionais que tenham completados 25 anos de docência até o dia 31 de dezembro do ano anterior, à entrega do Prêmio

Adm Suzana Matte Silveira Martins

- Medalha de Ouro - destina-se a profissionais que tenham completados 30 anos ou mais de docência até o dia 31 de dezembro do ano anterior à entrega do Prêmio

Adm. Cesar Augusto Tejera de Ré
Adm. David Iasnogrodski
Adm. Idalécio Sobotyk
Adm. João Carlos Bernardo da Rosa
Adm. José Eduardo Zdanowicz
Adm. Renato Luiz Tavares de Oliveira
Adm. Walter Meucci Nique

Painel Empreendedorismo: Turismo de Eventos

Na manhã do sábado (11), os sócios da Rossi e Zorzanello, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello debateram sobre turismo de eventos. A empresa, fundada há 25 anos pelas mães dos dois sócios, tem como objetivo vender a cidade de Gramado como um grande palco de negócios.

Os gestores abordaram o processo sucessório e a necessidade de reinvenção que ocorreu na empresa, devido ao choque de gerações. Foi destacada a inovação, como a busca por startups. “O turismo não vive sem entretenimento e o empreendedor não pode ter medo, ele tem que investir”, destacou Rossi.

Painel Articulação ANGRAD X CRA-RS

O painel da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) contou com a presença do presidente da ANGRAD, Adm.  Mario Cesar Barreto Moraes; da presidente do CRA-RS, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober e do representante da ANGRAD no RS, Adm. Roberto Salazar.

O presidente da ANGRAD abordou o cenário e desempenho da educação brasileira e as perspectivas acadêmicas. Moraes apresentou as notas do IDEB e o número de alfabetizados funcionais. O RS é, atualmente, o Estado com menor números de notas 5 na avaliação dos cursos de Administração.

O Administrador falou sobre novidades que começarão a ser discutidas, como a regulamentação da pós Lato Sensu, os marcos regulatórios do EaD, a migração de sistema. O presidente também convidou os presentes a participarem do XXV Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), que acontece de 09 a 11 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para mais informações, acesse o site

Painel Jovem Talento Administrador

O Administrador do Sicredi e presidente do Lions Club de Nova Hartz, Yuri Oliveira Ribeiro, juntamente com a acadêmica de Administração da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) Cíntia Petersen e com o Coordenador do Curso de Administração da instituição, Adm. Antônio Ademar Guimarães participou do painel de encerramento do EPROCAD.

O Administrador Ribeiro falou sobre a globalização e a forma de se relacionar com o mundo, abordando o choque de gerações e as mudanças que ocorrem nas mesmas; as tendências de mercado, como a alta rotatividade e dados sobre o mercado do Administrador. Quem mais emprega o Administrador é o setor privado e empresas de porte grande.  Yuri destacou também a importância das IES em incentivar a liderança.