Coordenadores e professores do curso de Administração, participaram, nesta quarta-feira (17), do Ciclo de Palestras 2012 CFA/ CRA-RS. 0s Administradores Antonio Gildo Paes Galindo, da Associação Nacional dos cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), e João Coelho da Silva Neto, da Câmara de Formação Profissional do CFA, foram os palestrantes. O tema centra foi “Construindo a Administração pela educação”. A atividade aconteceu na sede do Conselho, em Porto Alegre.

GalindoConforme Galindo, a redução da qualidade do ensino da Administração está relacionada à massificação do ensino superior. “A quantidade de pessoas que concluem curso superior e técnico no Brasil aumentou significativamente nos últimos 20 anos. Entretanto, a qualidade do que se ensina caiu quase que na mesma proporção do aumento da quantidade de cursos, notadamente os cursos superiores”, destaca Galindo.

 

 

CoelhoJá para Coelho, coube o papel de apresentar os números da Pesquisa Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho 2011 realizada pelo CFA. Segundo ele, nenhum curso é tão eclético quanto a Administração. “O levantamento confirma que a formação acadêmica do Administrador precisa acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho. Em 17 anos, o percentual de Administradoras teve um crescimento em termos percentuais de 67%. Em 2011 eram 35%, contra 21%, em 1994”, conclui.

O Censo da Educação Superior aponta o curso de Administração como o mais procurado entre os superiores. Mais de 700 mil alunos estão inscritos, mais de 200 mil ingressam e cerca de 121 mil concluem o curso no Brasil.