Na próxima quinta-feira (28), a cidade de Osório recebe a última edição do CIDEAD do mês de agosto. Com o tema "“A Gestão da Inovação nas Organizações -– A Percepção na Inovação”", a atividade acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Pavilhão da Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (Rua 24 de Maio, 141) e terá como palestrante o Adm. Alexandre Pereira. As inscrições ainda podem ser feitas através do site.

 

Erechim e Passo Fundo abordaram o tema Criatividade e Inovação

 

Na última quarta-feira (20), Erechim recebeu o professor Dr. Luís Humberto Villwock, que abordou o tema “"A Gestão da Inovação nas Organizações -– Criatividade e Inovação", dentro de mais uma programação do CIDEAD”. O conselheiro do CRA-RS, Adm. Marco Aurélio Kihs representou a presidente da autarquia, Adm. Cláudia de Salles Stadtlober e destacou a grande presença de jovens acadêmicos na plateia.

CIDEAD Erechim

Na sequência, Villwock deu início a sua palestra ressaltando que necessidade de integração. “Existem vários tipos de inovação, porém, para ela acontecer, são necessários muitos cérebros trabalhando juntos”, explicou. O palestrante apresentou cenários, estatísticas e possibilidades de futuro; além de abordar a situação atual do país em níveis de inovação. Villwock destacou também a necessidade da interdisciplinaridade. "Vocês têm que se juntar com outras profissões, buscar interação em diferentes áreas do conhecimento; o Administrador precisa pensar o novo, ser o gestor da inovação", disse.

O evento, que reuniu mais de 400 participantes, contou com a presença da Conselheira do CRA-RS, Adm. Izabel Cristine Lopes; do Delegado do CRA-RS em Erechim, Adm. Valdecir Dionisio Ril; do delegado do CRA-RS em Passo Fundo, Adm. Luis Carlos Bortoncello; do Secretário de Segurança de Erechim, Rafael Sotile Testa, que representou o prefeito; do diretor da FAE, professor Claudecir Bleil; do Coordenador do curso de Administração e Administração Comércio Internacional da URI-Erechim, professor Leandro Márcio langoski; do representante do CRA-RS na FAE, professor Dulcimar José Julkoski; do Coordenador do curso de Administração da FAE, professor Adm. Cassiano Tiago Lumi; do representante do CRA-RS na URI-Eerechim, professor Adm. Eloi Brendler; da vice-diretora da Faculdade Anglicana de Tapejara, professora Milena Bertier Bandeira; da gerente regional do Sebrae Erechim, Silvana Berguimaier;  representante da Caixa Econômica Federal, o gerente geral Menachen Zevi Rudnitsk.

Já na noite de quinta-feira (21) foi a vez de Passo Fundo receber esta palestra também dentro da programação do CIDEAD 2014. O evento, que ocorreu no Clube Comercial, reuniu um público com mais de 700 pessoas.
 


Gravataí debateu a Gestão de Ambientes na Inovação

 

Na sexta-feira, dia 22, o CIDEAD chegou a Gravataí, que recebeu o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS, Adm. Jorge Audy. Ele utilizou o mercado musical para mostrar como a inovação transforma produtos, processos e modelos de negócios. “A criação do walkman, em 1979, permitiu escutar música em qualquer lugar. Depois vieram os CDs, os players de áudio e os sites de downloads, onde é possível baixar as músicas de sua preferência. Essa evolução mudou completamente o jeito que as gravadoras comercializam os seus artistas e produtos”, exemplificou. “"A inovação não é só ter boas ideias, é ter boas ideias e colocá-las em prática"”, ressaltou.

Participaram do evento o coordenador do curso de Administração da ULBRA Gravataí, Igor Borges; o prefeito do campus, João Carlos Jesus; o conselheiro do CRA-RS, Adm. Gilmar da Luz Rocha, representando a presidente da autarquia, e o gerente de atendimento da Caixa Econômica Federal Agência Gravataí, Rogério Pereira dos Santos.