Para debater o futuro da profissão, o IX Congresso Mundial de Administração e o XIII Fórum Internacional de Administração (FIA) trazem ao Rio Grande do Sul em outubro John e Doris Naisbitt (EUA), casal cujo trabalho é reconhecido mundialmente no que tange a previsão de megatendências.

O casal explica que o grande exercício para analisar as tendências futuras é analisar as causas e efeitos de situações passadas. "“É claro que é mais fácil analisar o passado, mas é o mesmo princípio se quiser antecipar cenários futuros. Você tem que estudar o que está acontecendo agora, você deve coletar as causas, e quanto melhor for a sua compreensão, mais precisa será a conclusão sobre como isso vai afetar o futuro. A maneira mais confiável de prever o futuro é entender o presente”", esclareceram em entrevista concedida ao CRA-RS.

No evento na Serra Gaúcha, além da conferência internacional “"Megatendências para o Futuro: O que podemos fazer agora para o futuro da Administração e dos Negócios"”, o casal Naisbitt participará de um meeting com empresários e líderes nacionais, abordando o cenários e tendências para a economia mundial.

O Mundial/FIA acontece entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, sendo uma realização conjunta do CRA-RS, CFA e CRA Minas Gerais e Rio de Janeiro. O tema central é "“O Futuro: Da Administração, das carreiras e dos negócios no mundo em reconfiguração"”. As inscrições são limitadas e devem ser feitas antecipadamente pelo site www.fia.org.br.

Foram inscritos 185 trabalhos para o congresso. Para ver a lista de trabalhos aprovados, acesse o site do evento.