Última edição do ano ocorreu noite desta segunda-feira (26/11), no Auditório da UFRGS
 
A Aliança pela Inovação conduziu a última edição do XVI Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD 2018). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-RS), ocorreu na noite desta segunda-feira (26/11), no Auditório da UFRGS e contou com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores dos cursos de Administração e Conselheiros do CRA-RS.
 
A abertura ficou a cargo do conselheiro Adm. Sérgio José Rauber, que representou a presidente do CRA-RS, Claudia Abreu. Rauber destacou o grande conhecimento que eventos como esse agregam aos participantes. “Temos a certeza de que todos sairão daqui diferentes, com informações valiosas que poderão ser colocadas em prática em nossa região, empresas e vida profissional”. Na sequência, foi realizada a entrega do Prêmio Astor Rocca de Barcellos, reconhecimento destina a alunos concluintes dos cursos de Bacharelado em Administração e Tecnólogos na Área da Administração. Estiveram presentes Rogério Hansen, da Unijuí, agraciado com o primeiro lugar; Jordana Franke Guerreiro, segundo lugar; a Adm. Fernanda Pasqualini, professora e coordenadora do curso de Administração do campus Ijuí e Panambi da Unijuí, e Luciano Zamberlan, professor e coordenador do curso de Administração do campus Santa Rosa e Três Passos da Unijuí, que receberam o prêmio em nome da aluna Alessandra Cristina Cimarosti, que ficou com o terceiro lugar. Para Zamberlan, o prêmio “é uma forma de valorizar o processo de aprendizado na área da Administração”.
 
Em seguida, a vice-presidente de relações externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis, mediadora do painel, introduziu o momento das palestras, destacando o sucesso do CIDEAD 2018. “Foi um desafio realizarmos 18 Cideads no interior do estado e um em Porto Alegre. Temos uma equipe formada pelos conselheiros, delegados, representantes, coordenadores, professores e funcionários do CRA-RS e todos fizeram a sua parte para o sucesso desse evento grandioso”, disse.
 
Abrindo o painel, o pró-reitor de Pesquisa da UFRGS, Luis Lamb, falou sobre as transformações no mercado de trabalho e as tendências mundiais em tecnologia. “Vivemos o momento do capital intelectual, o patrimônio das empresas não é mais material e sim baseado no cérebro das pessoas, são seres humanos altamente capacitados", ressaltou. 
 
O histórico de formação da Aliança foi apresentado pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS Adm. Prof. Dr. Jorge Audy. Segundo Audy, a ideia é unir a academia, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para o desenvolvimento de ações com potencial que coloquem a capital gaúcha como referência em inovação e empreendedorismo, possibilitando conexões nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. O palestrante também falou sobre o pacto pela inovação, mais uma etapa no processo de cooperação que teve início com o lançamento da Aliança para Inovação. Audy reforçou que o projeto é da sociedade. Segundo ele, é preciso somar esforço individuais para construir uma visão de futuros, compartilhando competências e conhecimentos.
 
Encerrando o ciclo de palestras, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin destacou a importância da parceria entre diferentes instituições de ensino, em um projeto colaborativo em prol de uma cidade melhor. Balestrin ainda ressaltou que as novas gerações trazem uma dinâmica diferente para o mercado e que isso é importante para criar um ambiente favorável a inovações, cultura e qualidade de vida. “Empreendedorismo e inovação florescem em ambientes que tenham mínimas condições convergentes em temas relevantes para a sociedade”, ressaltou.