Você está pronto para esse cenário de mudanças? Foi dada a largada, em Gramado (RS), para quatro dias de intensos debates em torno do tema “A Retomada do Desenvolvimento e Os Novos Desafios da Administração”. O XV Fórum Internacional de Administração (FIA 2017) foi aberto, oficialmente, na noite desta quarta-feira (25/10), em solenidade que reuniu Administradores e autoridades em torno de discursos enfáticos sobre a importância da propagação do conhecimento e do papel da profissão como protagonista nas transformações deste novo ambiente social. As tradições gaúchas, com a presença do gauchinho Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids, e a apresentação Espírito Gaúcho abrilhantaram a cerimônia, encantando o público de cerca de 600 pessoas. 
 
A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, deu as boas-vindas aos congressistas, agradecendo a dedicação do Conselho Federal de Administração (CFA), dos Comitês Executivo e Científico do Fórum, e de toda equipe que vem trabalhando na produção deste evento, o maior da área no Brasil e um dos maiores do mundo. Segundo ela, debater os obstáculos e as adversidades mundiais é de extrema importância para traçar um caminho de recuperação econômica. “Queremos que o FIA 2017 deixe como legado para os Administradores, empresários e sociedade como um todo, que com qualificação há, não só uma luz no fim do túnel, mas uma perspectiva de progresso e de melhoria do nosso país”, enfatizou a presidente, ressaltando que agora é hora de investir no novo, se diferenciar, quebrar paradigmas e não parar no tempo. 
 
Representando o governador do Estado do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, o Secretário Raffaele Di Cameli abriu sua fala impressionado com a participação, qualidade e entusiasmo dos congressistas. O secretário se diz extremamente otimista com o momento vivido atualmente. “Isso por uma razão bem técnica: informação. Hoje a sociedade civil tem informação sobre fatos, atitudes e consequências. Então se temos informação, temos que usá-las para tomarmos as melhores decisões. Usando informação e Inteligência temos uma grande oportunidade de mudar esse país, tanto economicamente como conceitualmente”, afirmou.
 
O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci destacou a importância do FIA para o município. “Aqui serão discutidos pelo menos dois temas objetos da nossa concentração maior: educação e sustentabilidade. A vocês, profissionais da Administração, peço que contribuam para que Gramado não troque sua vegetação por concreto. Nós não podemos perder a nossa moldura. Pediria aos senhores que Gramado fosse destinatário de contribuições sobre as melhores fórmulas para mantermos o nosso município ainda mais sustentável. Seremos eternamente gratos!”, destacou o prefeito. 
 
O tema “atitude” pautou o último discurso da noite, proferido pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Wagner Siqueira. Segundo ele, todos querem o progresso e a retomada do desenvolvimento, mas desde que as coisas continuem como estão. “Nós, profissionais de Administração, também temos essa dificuldade. Então, qual é o caminho da profissão? Precisamos começar uma nova caminhada, de exercício de cidadania,” disse ele, com boas expectativas para os próximos quatro dias de debates. O XV FIA segue até sábado (28/10), no Hotel Serrano. Serão 16 conferências em torno de quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. Mais informações e a programação completa podem ser acessados em nosso site e no aplicativo FIA 2017.