“É preciso sonhar”. “Você vai quebrar a cara muitas vezes”. “Vibre com as pequenas vitórias”. “A vida é um ato de empreender”. Essas foram algumas de tantas lições e aprendizados expostos durante a 1ª Jornada Empreendedora: Administração & Startups realizada pelo CRA-RS juntamente com a Pocket Creative e a Associação dos Profissionais e Empresas de Administração do Rio Grande do Sul (ADM-RS), com orientação da ESAdm. Mais de 13 profissionais que tiveram o dom de identificar oportunidades e investir recursos, tempo e dedicação na criação de um negócio que seja capaz de impactar positivamente na sociedade, contaram suas histórias para um público interessado, empreendedor e em busca de conhecimento. A metodologia do curso foi baseada nos doze passos da Jornada do Herói (ou monomito) descrita por Joseph Campbell e se desenvolve em três atos: Despertar (autoconhecimento, percepção, superação, mindset), Fazer (prática, ferramentas, barreiras) e Viver Empreender (desafios, cases, o dia a dia do empreendedor).
 
Um dos idealizadores do projeto, conselheiro do CRA-RS, Adm. Valter Luiz de Lemos destacou a importância dos profissionais envolvidos em todo processo. São eles: vice-presidente de Relações Externas do Conselho, Adm. Helenice; Presidente da ADM, Adm. Nadir Becker; Coordenador da Jornada Empreendedora, Adm. Cleberson Marques Vieira; a Adm. Lourdes Maria Riitt; o diretor e professor da ESAdm; Adm. João Carlos Diglio Beltrão e aos profissionais da Pocket Creative Lab, Marcelo Almeida e Raysa Towmsend. Para o Adm. Lemos é preciso ampliar o projeto e expandir esse conhecimento. “Momentos como esse são cada vez mais necessários em um mundo que evolui num ritmo muito acelerado que não temos condições de acompanhar”, destacou.
 
De acordo com a vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice, a jornada é o primeiro de muitos eventos a serem realizados pelo CRA-RS no ano de 2017. “Tenho certeza que todos nós que participamos dessa aula de empreendedorismo, estamos saindo muito melhores do que entramos, com mais conhecimento, contatos e muitas idéias para inovar”, exaltou. O coordenador da Jornada, Adm. Cleberson, destacou que é o primeiro passo de uma evolução do novo empreendedorismo: “Rumo à próxima Jornada”.
 
Já a presidente da ADM-RS, Adm. Nadir, enalteceu a vontade de aprender, compartilhar e buscar conhecimento por todos os participantes. “Além de conhecimento técnico, tivemos pessoas, humanos aqui na frente, que cometeram erros e acertos e isso é o principal: somos humanos antes de qualquer coisa”, realçou, destacando ainda a importância da junção de diversas áreas se desenvolverem na gestão das organizações. “A Administração é o coração do empreendedorismo, mas é preciso de outras competências para que se possa empreender com sucesso”, analisou. Já o Prof. Adm. Beltrão convidou para que os Administradores venham participar mais do Conselho, tragam ideias e compartilhem críticas construtivas. 
 
Um dos objetivos da Jornada Empreendedora foi motivar os participantes para construir e executar novas ideias, seja dentro das empresas que atuam ou criando novos negócios. Assim foram apresentados cases para insiprar os participantes a agir, executar seus planos e sonhos. Confira, em breve, toda a cobertura da Jornada Empreendedora no site do CRA-RS.