Data do evento: 19/07/2018

Local : Auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Endereço : Rua Gonçalves Chaves, 373 - PELOTAS - CEP: 96.015-560

Horário: 19:00 - 22:00


EVENTO GRATUITO


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Palestrantes do evento :

Descrição do evento :

Na oportunidade serão apresentados o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) e o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA)

O Conselho Federal de Administração (CFA), ciente do papel protagonista que cabe aos profissionais de Administração na gestão da coisa pública, criou o CFA-Gesae. A ferramenta, idealizada pelo Adm. José Antônio Campos Chaves, visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. Baseado em dez áreas-chave, ela oferece aos municípios brasileiros um sistema de governança e planejamento estratégico não somente para analisar, mas principalmente para traçar estratégias de enfretamento do problema. As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS